DICAS MÉTODO DUKAN

20 jan

Olá Pessoal,

Como dito no 1o post, iniciei minha dieta em novembro de 2012, assim sendo enfrentei Natal, Ano Novo, viagens para casa de família e interior, sem dúvida datas e locais onde as tentações estão sempre muito presentes. Em alguns momentos até chorei diante das tentações. Contarei mais para frente.

Bom, antes de enfrentar todos estes eventos, em 1o lugar, tive que vencer o meu corpo. Na fase de ataque a vontade dos alimentos que costumava comer e que durante o Método Dukan estão eliminados (temporariamente). De cara pensei que queijo e presunto bastariam, um engano. Aí entendi a importância das receitas Dukan – crepes, pão de ló, omeletes, rocamboles, entre outras. Já postei 2 receitas e aos poucos vou postando outras após testá-las. Tenha criatividade, pois ajudará muito, ainda mais se sua dieta for de longa duração – a minha irá até o final desse ano. Outra dica, é que procuro deixar o farelo sempre para a noite, se a fome permitir, pois é quando mais tenho vontades…aí faço um leite quente com o farelo e adoçante.

Em seguida veio o medo de comer fora, o que pedir em um restaurante, em uma padaria?! Aí descobri que é possível comer fora sim. Como? Procure, na medida do possível, conhecer o cardápio do restaurante e buscar alternativas – normalmente há possibilidades  de pedir modificações no prato. E ainda têm os restaurantes que tem opções do cliente montar o seu prato. Neste caso, procure escolher entre os permitidos e os com pouca gordura, grelhados, etc. E também os restaurantes de quilo e self service. Procure perto do seu trabalho alternativas. Eu achei perto do meu trabalho um senhor que faz espetinhos de carne, frango, coração…show. Muitas vezes é uma das minhas refeições.

O mesmo em padarias, por exemplo, em café da manhã, daqueles especiais, se tiver buffet – melhor, caso contrário peça um sanduiche no prato – por exemplo: bauru – o pão vem separado, e consuma só o recheio, e sempre tem alguém que aproveita o pão. Dê preferência para queijos magros e os frios permitidos: peito de peru light, queijos magros, etc, sempre tem em padarias. Na fase cruzeiro, e em dia de PL, pode pedir com alface e tomate.

Outro obstáculo que enfrentei, após 1 mês de dieta e já na fase cruzeiro,  foi a estagnação do meu peso por uns 15 dias, e ainda nos dias de PL (proteínas e legumes), no dia seguinte o peso aumentava (e ainda aumenta). Tive (e tenho) muito controle para não desistir, me mantive (e me mantenho) firme e forte e não me arrependi, pois voltei a emagrecer normalmente. Caso aconteça com você fique firme, pois é uma reação do corpo frente à dieta. Se for possível beba mais água e aumente o tempo de caminhada ou outros exercícios.

Hummm, outro ponto, visita a amigas/amigos, família, todo local onde você é a visita, e o anfitrião te oferece de tudo. Nestes casos fui sempre firme. Para não ficar embaraçada de cara, nas situações que passei, disse (e continuo dizendo) que estou em um processo de emagrecimento por motivo de saúde (o que também é uma verdade). Mesmo assim você vai enfrentar insistências como: “Mas é só hoje!”, “Só um pedacinho não engorda!”, “Isso ou aquilo não engorda!”, enfim. Se realmente são pessoas que te querem bem vão parar e aceitar sua posição, e em alguns casos até saber o que você pode comer e te oferecer, aconteceu comigo muitas vezes. Dica: tenha sempre polenguinho light na bolsa, ajuda muito e não tenha vergonha, é uma fase. Polenguinho com um cafezinho dá uma boa enganada e você participa do social. E depois da primeira vez que isto acontecer, você ficará mais tranquila para outras situações similares.

Ufa…vou parando por aqui, e no próximo post continuo com dicas.

Bjks mil

Denise

Deixe um comentário

